Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Introdução


      O Alzheimer é uma doença degenerativa relacionada à queda das quantidades dos neurotransmissores Noradenalina, Acetilcolina e Serotonina. O sintoma clássico é a perda de memória, mas também evidencia-se a relativa perda das respostas sensoriais.Ela foi primeiramente diagnosticada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer, numa época em que o aparecimento da doença era tido como algo inevitável e intratável, relacionado ao envelhecimento.      
     Hoje, os estudos avançaram quanto à essa doença, e já existem tratamentos e métodos preventivos diversos quanto ao Alzheimer, entretanto ela ainda permanece sem cura. As causas ainda não são determinadas, por isso ainda se diz que é uma doença idiopática, porém há estudos que indicam uma vasta gama de fatores, incluindo fatores genéticos.
      
     Nosso grupo pretende atender os fatores históricos, sociais e bioquímicos da doença. Para facilitar o entendimento do leitor, pretendemos nos utilizar de entrevistas com pessoas que convivem com afetados pela doença, vídeos explicativos, e comentários de especialistas. É relativamente difícil produzir, dessa forma, um estudo focado apenas nos fatores bioquímicos, portanto os fatores históricos e sociais são de grande relevância para nosso estudo.
      
     Alem de explicar os mecanismos da doença, suas causas mais prováveis, seus sintomas, tratamento e prevenção, pretendemos responder a algumas dúvidas frequentes sobe o aparecimento da doença, como: Por que é quatro vezes mais comum em analfabetos que em pessoas com no mínimo oito anos de escolaridade? Por que alimentos como pão, trigo e outros cereais, azeite, peixe, e vinho tinto, podem reduzir o risco de Alzheimer, assim como as vitaminas B12, B3, B9 e C? O alumínio tem relação na causa da doença? Iremos esclarecer bioquimicamente as verdades e mentiras sobre o Alzheimer e desmistificar ao máximo essa doença ainda não muito clara para a maioria das pessoas.
     Somos estudantes do primeiro semestre de Medicina na UnB guiados pelos monitores Luis e Matheus e instruídos pelo professor Marcelo Hermes. Procuraremos os pesquisadores da Universidade que desenvolvem trabalhos sobre o Alzheimer pois já é fato que ela é um centro de referência sobre a doença, assim como o Hospital Universitário. Esperamos que nosso blog seja de grande utilidade para aqueles que desejam estar mais bem informados sobre o Alzheimer e que seja fonte de conhecimento seguro e interativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário