Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Diferenciais na análise do EEG do paciente com DA quando comparado ao paciente controle



Diferenciais na análise do EEG do paciente com DA quando comparado ao paciente controle


Um paciente com Alzheimer possui um aumento na potência das bandas de baixa frequência (bandas relacionadas ao repouso e menores atividades cerebrais), e uma queda de potência nas bandas de frequências mais altas (bandas relacionadas à maior atividade cerebral). De acordo com os estudos realizados pelo pesquisador Pedro Miguel de Luís Rodrigues do Instituto Politécnico de Bragança, há maiores evidências do aumento da atividade em teta, e da diminuição da atividade em beta. Tal fenômeno é denominado “shift to the left”, em português, deslocar para a esquerda. Esse deslocamento é visível no gráfico abaixo. Tal evidência está presente no estágio intermediário e avançado da doença. Entretanto, sabendo que a DA está relacionada a uma queda na produção de Acetilcolina (hormônio ligado ao aprendizado e a memória), e sabendo também que o EEG em pacientes com o déficit de acetilcolina possui atividade descoordenada, a doença possivelmente pode ser diagnosticada a partir do EEG em seu estágio inicial se o exame for associado a outras evidências catalogadas no histórico do paciente. 






O seguinte vídeo apresenta o estudo realizado por um professor e pesquisador britânico. O pesquisador elucida a verdadeira essência do exame (EEG) e o seu reflexo sobre o diagnóstico das demências.





Postagem Realizada por: IAN TORRES DE LIMA

Referências:

 Diagnóstico da Doença de Alzheimer Com Base no Eletroencefalograma de Pedro Miguel de Luís Rodrigues. Relatório Final do Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau de Mestre em Tecnologia Biomédica




Nenhum comentário:

Postar um comentário