Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eletroencefalograma no Diagnóstico do Alzheimer


Eletroencefalograma no Diagnóstico do Alzheimer


Em postagens anteriores relacionadas ao diagnóstico da doença, vimos a dificuldade de se diagnosticar precocemente a Doença de Alzheimer.  Tal fato colabora para que quando diagnosticada, na maioria dos casos, a DA já se encontre em estágio avançado. Entretanto, alguns métodos estão sendo avaliados, como foi citado em postagens anteriores, a fim de se estabelecer o diagnóstico precoce da DA. Com um diagnóstico precoce, as chances de controle da DA são elevadas. Além dos estudos já citados, como a análise do líquido cefalorraquidiano, existem outros métodos que apontam para um diagnóstico mais precoce da doença, um exemplo é a análise do EEG (Eletroencefalograma).

Em 1929, o alemão Hans Berger promoveu um estudo demonstrando que o cérebro gerava atividade elétrica, tal atividade poderia ser captada e decifrada. O EEG é aparentemente um exame simples, mas de grande importância para a análise da atividade cerebral. Ele é realizado por meio da utilização de eletrodos posicionados em locais específicos na cabeça do paciente. A posição dos eletrodos é realizada a partir de um acordo internacional, fato muito importante para se eliminar irregularidades indesejadas na promoção do EEG.

É basicamente assim: os eletrodos captam a atividade cerebral e enviam o sinal elétrico a um amplificador. O amplificador funciona como uma lupa, pois possibilita uma melhor análise dos dados coletados pelos eletrodos. O sinal é codificado por um sistema computacional, e apresentado em forma de ondas. A análise é realizada a partir das ondas codificadas pelo computador.


Ondas Cerebrais

Para melhor compreensão de como é realizado o exame para possível identificação da DA, devemos compreender os diferentes tipos de ondas emitidas em forma de sinais elétricos pelo cérebro.

à Delta = Associada ao sono profundo. Possui a menor frequência



à Teta = Associada ao sono leve e ao movimento rápido dos olhos decorrente do sonho




à Alfa = Associada a uma pessoa acordada e de olhos fechados



à Beta = Associada à melhor acuidade visual, a atenção e concentração




à Gama =  Associada a percepção e a consciência




  As ondas acima estão dispostas em ordem crescente de atividade cerebral.

A próxima postagem irá elucidar as principais diferenças entre um EEG controle e um EEG de um paciente portador da DA. 

Postagem Realizada por : IAN TORRES DE LIMA
Referências :

 Diagnóstico da Doença de Alzheimer Com Base no Eletroencefalograma de Pedro Miguel de Luís Rodrigues. Relatório Final do Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau de Mestre em Tecnologia Biomédica:  
https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/3126/3/Pedro_Rodrigues_TecnologiaBiom%C3%A9dica_2011.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2011000700004&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário