Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Elucidando a Hipótese Colinérgica



Na postagem anterior, mencionei que existe uma importante associação entre a Doença de Alzheimer (A partir desse momento, designada simplesmente pela sigla “DA”), a redução das concentrações de acetilcolina nas fendas sinápticas entre os neurônios e as Placas mielóides, estas últimas reconhecidas como um bom indicador histopatológico de DA. Agora, pretende-se destrinchar um pouco mais os detalhes concernentes à fisiopatologia desse tipo de demência. Para tanto, torna-se necessário que se compreenda um processo provável que poderia conduzir o indivíduo a desenvolver o quadro clínico típico de Alzheimer, que é conhecido como a Hipótese Colinérgica.
A deficiência de acetilcolina (ACh) na DA é resultante da atrofia de um agregado de células nervosas localizado na substância inonimada com   amplas projeções para o neocórtex, conhecido como nucleus basalis de Meynert. Este núcleo, assim como os demais núcleos da base, compreende uma massa subcortical cinzenta profunda em cada hemisfério cerebral. Desse modo, além do núcleo de Meynert, ainda existem o núcleo caudado, o núcleo lentiforme, o claustrum, o corpo amigdaloide e o núcleo accubens
Já se sabe da existência de uma correlação entre o declínio da síntese de colina acetiltransferase (CAT) e a gravidade da DA. O fato é que núcleo de Meynert é uma fonte produtora da CAT, enzima que catalisa a síntese de ACh a partir de colina e da acetilcoenzima A e que é transportada para estruturas-alvo  no Sistema Nervoso Central, tais como a amígdala, a formação hipocampal e o córtex cerebral. Quando formada, a ACh é liberada na fenda sináptica, onde se acoplará aos receptores muscarínicos ou nicotínicos de acetolcolina. Por isso, entende-se como uma boa estratégia para o tratamento de DA, a administração de fármacos que modulem positivamente a função colinérgica. Assim, níveis sinápticos de acetilcolina (ACh) podem ser aumentados desde que se possa inibir a ação da acetilcolinesterase (Uma enzima que degrada a ACh restante na fenda sináptica em colina e acetato, precursores na formação de ACh.), ou até mesmo estimulando a liberação de ACh e a resposta dos receptores pós-sinápticos de ACh.
Não acabou não!  A seguir está disponível uma espécie de glossário para que você, amigo leitor, possa se situar melhor quanto a alguns aspectos e conceitos mencionados ao longo dessa postagem.
Neocórtex: compreende neurônios organizados em seis camadas e que ocupam uma grande porção do córtex cerebral.
Substância inonimada: situado na base do prosencéfalo, anteriormente ao globo pálido e inferiormente à substância perfurada anterior.
Prosencéfalo: no desenvolvimento embrionário, é a mais rostral das três vesículas do tubo neural que se desenvolve no telencéfalo e diencéfalo.
Receptores colinérgicos: São proteínas de superfície celular com alta afinidade na ligação com acetilcolina. Modificam o comportamento da célula ao desencadearem alterações intracelulares e são dividas em duas classes principais: os receptores muscarínicos e os nicotínicos, cuja divisão foi baseada à princípio na maior afinidade por muscarina ora por nicotina, respectivamente.








Ao lado está representado um receptor nicotínico. Este é um receptor transmembrana pentamêrico cujo canal iônico é regulado por ligante (ACh). Abaixo, veja os detalhes do receptor do tipo muscarínico da acetilcolina.









O nucleus basalis de Meynert não podem ser visualizados macroscopicamente. No entanto, está contido na substância inonimada, demarcada nas figuras acima.

Tente identificar alguns dos núcleos da base citados no 2ª parágrafo. Tais núcleos atuam juntamente com o cerebelo na interface entre as respostas motoras e os sistemas sensoriais. Os núcleos da base recebem informações do córtex cerebral que, uma vez integrados são transmitidos para o tálamo, e deste para regiões específicas do córtex cerebral. Dessa forma, afetam os comportamentos motor, cognitivo e emocional dos indivíduos.



Comparação da massa e volume cerebral entre um indivíduo saudável, imagem à esquerda, e outro em estado avançado da DA, imagem à direita.
Até a próxima...

Bibliografia
 1-MINETT, T.S.C. & BERTOLUCCI, P.H.F. – Terapia Colinérgica na Doença de Alzheimer Rev. Neurociências 8(1): 11-14, 2000.
Autor: Pedro Lôbo de A. M e Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário