Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exercícios: a principal recomendação preventiva – parte 2


Exercícios físicos possuem diversos benefícios com relação à prevenção do Alzheimer, com bases fisiológicas (melhora na vascularização do encéfalo) e bioquímicas (aumento do nível de neurotransmissores e da enzima complexo IV), como foi dito no post anterior. Mas os exercícios físicos não são os únicos recomendados para a prevenção da doença.
Talvez até mais relacionados com ela, os exercícios mentais têm grande ação na prevenção dessa patologia. Esses exercícios estão relacionados com a saúde mental e a capacidade de raciocínio, e podem ser representados com atitudes bastante simples, como fazer palavras cruzadas e ler livros, ou com execução de atividades a que o cérebro não está acostumado, como escrever com a mão não dominante (direita para canhotos, esquerda para destros).
Esse tipo de atividade trabalha com o estímulo do cérebro, em participar de atividades que ele não está acostumado, ou em atividades que necessitam de um raciocínio maior. Elas forçam estímulos diferentes, que o cérebro nãotem, digamos, “de antemão”, e fazem com que ele trabalhe mais. Isso estimula a liberação de mais neurotransmissores, e mais substâncias como a BDNF (citada no post anterior), que atuam como neurotróficos e protegem os neurônios.
Pode-se dizer que esses exercícios trabalham com o desenvolvimento da região cognitiva do cérebro, por estimular o pensamento quando posicionado contra um desafio, e a reação do cérebro quando colocado em uma situação não usual. Diversos são os exercícios que propiciam naquele primeiro efeito: fazer palavras cruzadas, jogar baralho, xadrez, ler, e até mesmo dançar. Quando ao segundo, podem ser ações ainda mais obvias, entretanto não tão corriqueiras: amarrar o cadarço do tênis de olhos fechados; fazer contas aritméticas simples (como soma, multiplicação, etc.) de cabeça ou manualmente, sem ajuda de calculadora; realizar diversas ações com os membros, utilizando o lado não dominante.
No próximo post sobre tratamento, será tratado o temo das dietas e da eficácia de certos alimentos sobre o tratamento do Alzheimer.

Escrito por: José Alberto Souza Abdon

Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário