Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Sobre indicadores da Doença de Alzheimer: as Placas Senis


A Doença de Alzheimer (DA) ainda não apresenta causas bem definidas. Entretanto, sabe-se que a mesma está relacionada com a perda progressiva das sinapses químicas entre as terminações axo-dendríticas dos neurônios cerebrais e consequente redução dos níveis do neurotransmissor acetilcolina. Níveis cada vez mais baixos de acetilcolina, em virtude da morte gradual dos neurônios cerebrais, criam mudanças comportamentais e emocionais típicas do quadro clínico no início da evolução da Doença de Alzheimer, tais como: perda de memória recente e das funções cognitivas, associadas com alterações de humor e comportamento, bem como dificuldade de manuseio de objetos comuns (Apraxia ideomotora) e contratura muscular (Ocorre quando da contração de maneira incorreta do músculo e, consequentemente, este não consegue retornar ao seu estado normal de relaxamento. É comum após realização de exercícios intensos ou quando um indivíduo se encontra sob estresse emocional.).
Um importante indicador histopatológico que se acumula no cérebro com a perda das sinapses químicas foi analisado no estudo da fisiopatologia da doença de Alzheimer em camundongos: as Placas Senis (PS).
As Placas Senis são formadas a partir do acúmulo extracelular de proteínas insolúveis provenientes da clivagem anormal da Proteína Precursora de Amiloide (PPA). Desse modo, são formados os monômeros de proteína B-amiloide que se aglomeram, e aos poucos formam as Placas Senis maduras. Tipos diferentes de depósitos de B-amiloide foram identificados no cérebro de indivíduos acometidos com Doença de Alzheimer. Tais Placas apresentam um cerne de proteínas B-amiloide e outras substâncias.
Foram identificadas três mutações genéticas na PPA. A primeira é uma mutação no cromossomo 21 próxima ao sítio de tradução da enzima alfa-secretase, com manifestação dos sintomas clínicos de Alzheimer antes dos 65 anos e que torna a proteína mais deletéria quanto mais próximo o sítio de tradução de PPA estiver do sítio de tradução da enzima alfa-secretase (Enzima que produz uma Proteína Precursora Amiloide solúvel.). A segunda mutação acontece na proteína Presenilina-1 com início da manifestação dos sintomas clínicos da DA entre os 40 e 70 anos e com porcentagem de número de familiares afetados chegando aos 20%. Já a terceira mutação ocorre no sítio de tradução da proteína Presenilina-2, com expressão de sintomas clínicos entre 30 e 60 anos e incidência de 70 a 80% dentro da família. Observa-se, nesta situação que cada filho tem uma chance de 50% de herdar o gene anormal da PPA e desenvolver a Doença de Alzheimer.
Conforme um experimento realizado recentemente com camundongos por pesquisadores do Instituto Scripps, nos Estados Unidos, descobriu-se que as placas de proteína B-amiloide eram originárias do fígado e que, a partir deste, migravam para o cérebro. Essa nova descoberta sugere que a expressão gênica da Beta-amiloide em seres humanos é feita no fígado, e não no cérebro, como se acreditava; e, pois, possibilita aos cientistas o desenvolvimento de drogas terapêuticas e de formas de intervenção em mecanismos de regulação de genes que bloqueiem a síntese de proteína B-amiloide no fígado. Mais, do que isso: a Barreira Hematoencefálica (Aquela que separa a vascularização sanguínea do cérebro da do restante do corpo) não seria mais um impedimento às práticas terapêuticas que poderiam ser adotadas!

http://anatpat.unicamp.br/bineualzheimer.html
Na imagem acima, Placa amiloide ou Senil do Córtex Cerebral presente na Doença de Alzheimer. A Beta-amiloide é um Peptídeo com 42-43 aminoácidos. A PPA (Proteína Precursora de Amiloide) contém 700 aminoácidos. Parece que a síntese de Beta-amiloide está relacionada com clivagens anormais da PPA.
No próximo Blog falarei mais um pouco sobre a correlação da Doença de Alzheimer com a Acetilcolina, bem como introduzirei, aos poucos, outros assuntos. Até Mais!!!
Bibliografia
<!--[if !supportLists]-->1)    <!--[endif]-->http://institutopaulobrito.org.br/pdf/A%20doença%20de%20Alzheimer%20-%20causas.pdf
<!--[if !supportLists]-->2)      <!--[endif]-->http://medicinageriatrica.com.br/2007/06/09/
<!--[if !supportLists]-->3)      <!--[endif]-->http://cerebro-online.blogspot.com.br/2011_03_01archive.html
<!--[if !supportLists]-->4)      <!--[endif]-->http://sistemanervoso.com/pagina.php?secao=6&materia_id=109&materiaver=1
<!--[if !supportLists]-->5)    <!--[endif]-->http://ortossistemica.com.br/?p=artigos/artigo&artigo=34
<!--[if !supportLists]-->7)    <!--[endif]-->http://anatpat.unicamp.br/bineualzheimer.html
<!--[if !supportLists]-->8)    <!--[endif]-->http://www.tuasaude.com/contratura-muscular/




Autor: Pedro Lôbo de Aquino Moura e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário